Raios solares mais fortes são riscos para os olhos

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

As condições climáticas mundiais vêm sofrendo bruscas alterações todos os anos. A camada de ozônio está cada dia mais defasada e os raios solares mais fortes. Estes raios, ao longo do tempo, afetam a pele e os olhos. Para a pele o recomendado é o uso de filtro solar. Para os olhos a dica são os óculos de sol, que estão cada vez mais modernos, confortáveis e cheios de estilo.

Segundo o optometrista Luiz Mondadori, a região Sul do Brasil tem um nível de radiação ultravioleta (UV) acima do normal. E a descendência européia da população do Sul, que tem a pele mais clara e mais sensível, é um dos motivos pelos quais as pessoas devem ter cuidados redobrados consigo mesmas. "Para nos proteger, o recomendado é o uso de óculos de sol de qualidade, com garantia e proteção contra os raios UV", explica.

Luiz aconselha a quem deseja comprar óculos de sol que não compre qualquer um. "É importante o acompanhamento de um ótico que, além de dar dicas, indicará o melhor tipo de óculos para cada pessoa", salienta. Ele explica que além de proteger o olho diretamente, o óculos protege também a pele ao redor do olho, a parte mais sensível onde nem sempre é possível passar filtro solar.

As lentes dos óculos de grau também devem conter proteção contra raios UV. "Mesmo quem usa lentes para correção pode fazer lentes adaptadas para o sol", afirma. Luiz explica que há dois tipos de lentes com proteção UV: as incolores adaptadas para proteção e as fotossensíveis que adaptam-se à luminosidade, ou seja, que ficam claras em ambientes escuros e escuras quando expostas a forte luminosidade. "A longo prazo a exposição excessiva dos olhos ao sol pode causar catarata e degeneração muscular", orienta Luiz.

0 comentários: