Cuidados com os óculos de sol: lentes falsificadas são nocivas e podem causar doenças

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Com a chegada do verão, uma das preocupações é com a exposição excessiva ao sol. O que muitos não sabem é que, além de danos nocivos à pele, como envelhecimento precoce, queda na imunidade e até mesmo câncer de pele, o sol em excesso pode causar problemas nos olhos, se estes não estiverem devidamente protegidos.

“Um dos cuidados que se deve tomar, é com a procedência dos óculos de sol. Além dos padrões estéticos e das tendências de moda, uma preocupação maior deve ser com a qualidade das lentes que podem proteger ou não os olhos”, ressalta a empresária Eliane Fernandes, da Alcidino.

Um dos maiores perigos, principalmente nesta época, são as falsificações. Além de prejuízos à economia, os óculos falsificados encontrados principalmente em feiras livres, camelôs e ambulantes oferecem grande risco à saúde dos olhos.

Por serem escuras, geralmente pintadas e sem filtro solar, as lentes dos óculos falsificados fazem com que as pupilas se abram por causa da sensação de pouca luz, recebendo diretamente os raios ultravioleta UVA e UVB, ao contrário dos óculos com filtros UVA e UVB legítimos, que filtram os raios nocivos. Estes podem ser encontrados em lojas de boa procedência, como as óticas, especializadas em óculos solares e de grau.

Por isso, vale lembrar que antes de usar óculos sem proteção, é melhor não usar nenhum. Ainda assim, como existem óculos de vários modelos e formas, há também de diversos preços, incluindo os mais acessíveis, ainda que de boa procedência.

Alguns dos riscos de se usar óculos falsificados são: queimaduras na córnea, que podem ser causadas até mesmo pela luz refletida na areia e na água; catarata e no pior dos casos, a cegueira. Uma exposição prolongada sem proteção pode causar perturbações na córnea (parte anterior transparente e protetora do olho) e na conjuntiva (membrana que cobre o olho), bem como afetar a íris (parte mais visível e colorida do olho), o humor aquoso (líquido incolor que preenche as câmaras oculares - cavidade do olho, entre a córnea e o cristalino) e o cristalino (espécie de lente natural dos olhos, participando dos meios refrativos do olho, sendo capaz de aumentar o grau, para focalização das imagens de perto).

Para contribuir ainda mais com a proteção dos olhos, além dos óculos de boa procedência, pode-se usar chapéus ou bonés que conseguem amenizar a exposição à radiação solar.

Maiores informações sobre os olhos podem ser vistas ainda no novo site da Oculos de Sol http://www.oculosdsol.com.

0 comentários: