Grupótico promove recolha de óculos para levar a África

domingo, 11 de novembro de 2007

O grupo de óptica português, Grupótico, iniciou hoje nas suas 41 lojas, em Portugal, uma campanha de recolha de óculos velhos e de armações usadas para reciclar e posteriormente entregar às populações na rota do Lisboa/Dakar.

Em declarações à agência Lusa, Hélder Oliveira, piloto oficial do Dakar e director geral do Grupótico, explicou que esta campanha de solidariedade, «Dê uma segunda vida aos seus óculos», é aberta a toda a população, independentemente de serem ou não clientes do grupo.

«Apelamos, por isso, a quem tem armações e óculos, de sol ou graduados, velhos ou fora de moda, e não saiba que destino lhes dar que os entreguem nas nossas lojas porque serão muito úteis a outras pessoas carenciadas», sublinhou.

Segundo o responsável, «nestes países, sobretudo na Mauritânia e Senegal, os óculos, mesmo que fora de moda em Portugal, serão certamente muito valorizados pelas populações locais».

A ideia de organizar esta campanha surgiu durante a última participação de Hélder Oliveira no Dakar, quando confrontado com a pobreza e as carências daquelas populações.

«Pensei no que poderia fazer para ajudar e decidi aproveitar os recursos e a experiência que temos para contribuir para a melhoria da saúde visual daquelas pessoas», acrescentou.
Os óculos recolhidos serão posteriormente «reciclados» e catalogados, por adulto e criança, e por graduação das lentes.

Serão posteriormente entregues à equipa médica que acompanha os pilotos do Dakar e que ao longo da viagem atende também a população das localidades por onde passa.
A campanha de solidariedade prolonga-se até final do ano.
O Lisboa/Dakar inicia-se a 05 de Janeiro de 2008.

Hélder Oliveira, que na última edição em que participou não conseguiu chegar ao final da prova, irá correr, em 2008, num Toyota Land Cruiser, no agrupamento T2 (veículos menos transformados).

À Lusa, o piloto confessou que a sua «ambição» para o próximo Dakar é conseguir chegar ao final da prova com «uma boa classificação» no seu grupo.

Celular Multimídia Toshiba 911T com Óculos Bluetooth da Oakley

quarta-feira, 7 de novembro de 2007




O Toshiba 911T é um celular slider multimídia que usa a rede HSDPA de 3.6 Mbps da Softbank e tem tuner de TV digital One-Seg, Bluetooth A2DP, câmera de 3.2 megapixels com foco automático, tela de 3” W-VGA, memória interna de 1 GB e um slot microSD com até 2 GB de capacidade. O 911T tem um leitor de documentos do Office, browser completo e o sistema de pagamentos eletrônicos FeLiCa.


E o melhor de tudo é que ao comprar o 911T você também recebe um óculos de sol da Oakley com fones de ouvido estéreo Bluetooth. O 911T com os óculos Oakley vai ser vendido a partir de março no Japão nas cores branco, vermelho, bronze e preto.


Óculos escuros têm toca-MP3 embutido

terça-feira, 6 de novembro de 2007

A tendência do mercado esportivo é lançar produtos cada vez mais sofisticados, atraentes, leves e confortáveis, e, claro, não esquecendo da tecnologia. Pensando nesses ingredientes, a Endorphine lança óculos com toca-MP3.

Cada uma das hastes tem acoplado um fone de ouvido e a operação é simples. São apenas cinco botões: dois para controlar o volume (ou para avançar ou retroceder na lista de músicas), um para ligar e desligar (ou pausar) o tocador e mais dois para modo ou para fazer gravações digitais.

A capacidade é de 1 Gbyte, o suficiente para cerca de dez horas de música. A conexão ao micro para colocar a seleção de músicas é feita por meio de um cabo USB, que também recarrega a bateria embutida.

O produto é atraente, mas tem prós e contras. Os óculos foram testados durante três horas de atividades, sendo duas de ciclismo e uma de corrida.
A qualidade de som é muito boa --ele toca alto, e os comandos respondem com rapidez. Os fones não incomodam e são ajustáveis.
Suor
O problema está na estrutura dos óculos escuros. A armação ficaria mais confortável se fosse revestida com borracha, principalmente nas pontas das hastes.
O suor é o principal adversário quando se está correndo, pois a estabilidade do Endorphine fica um pouco comprometida. As lentes poderiam ser maiores para uma melhor proteção dos olhos, além de terem qualidade melhor.

Mesmo assim, sai mais barato e é mais vantajoso adquirir o óculos, que já vem com toca-MP3 e custa R$ 720, do que comprar os dois produtos separadamente.