Índice de raios ultravioleta "muito alto" em Lisboa, Évora, Penhas Douradas, Sines e Funchal

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Mais perigoso à hora de almoço
O índice dos raios ultravioleta (UV) é hoje "muito alto" nos distritos de Évora, Lisboa, Penhas Douradas, Sines e Funchal, segundo o Instituto de Meteorologia (IM), que aconselha alguns cuidados na exposição ao sol. Nos distritos de Portugal continental, deverá haver atenção no período entre as 12:00 e as 15:00, e no Funchal entre as 12:00 e as 16:00.

Este período de horas corresponde à altura do dia em que o índice é igual ou superior a seis, valor integrado no nível "alto", de uma escala que varia entre o "baixo" e o "extremo". Nos distritos que apresentam um nível "muito alto", o IM aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e ainda que se evite a exposição das crianças ao Sol.

O índice UV será "alto" nos distritos de Bragança, Coimbra, Faro, Viana do Castelo e Santa Cruz. Neste caso, o IM aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt e protector solar.

O índice ultravioleta varia entre o "Baixo" e o "Extremo", passando pelo nível "Moderado", "Alto" e "Muito Alto". De acordo com a informação disponível no "site" do IM na Internet, "a parte ultravioleta do espectro solar (UV) desempenha um papel determinante em muitos processos na biosfera, possuindo muitos efeitos benéficos, podendo no entanto causar graves prejuízos para a saúde se o nível de UV exceder os limites de 'segurança'".

"Se a quantidade de radiação ultravioleta exceder os limites a partir dos quais os mecanismos de defesa, inerentes a cada espécie, se tornam ineficazes, poderão ser causados graves danos a nível biológico, facto que também se aplica ao organismo humano e em particular aos órgãos da pele e da visão", explica o IM.

Para que sejam "evitadas lesões, agudas e crónicas, resultantes da exposição a elevadas níveis de UV, as pessoas deverão limitar a sua exposição à radiação solar adoptando medidas de protecção" consoante a sensibilidade de cada um à mesma radiação solar, acrescenta o IM.

0 comentários: