Este ano, após muita chuva fora de época, finalmente o sol e o verão chegaram ao Estado de Pernambuco e, ao que parece, para ficar! No entanto começam a aparecer também muitas dúvidas sobre a exposição solar e o uso dos filtros solares. Portanto, aqui estão as 10 perguntas mais freqüentes sobre o uso dos filtros solares:
1) Quem precisa usar filtros solares?
Todos nós! A Academia Americana de Dermatologia recomenda o uso dos filtros solares de largo espectro diariamente com um FPS (Fator de Proteção Solar) mínimo de 15 ao longo de todo o ano. Além do mais, é importante considerar que múltiplos estudos recentes têm relacionado as queimaduras solares, tão freqüentes durante todo o verão, ao aumento do risco do Melanoma Maligno, a forma mais agressiva e, muitas vezes, mortal dos cânceres de pele.
2) Existem
Não!!! O que existe são apenas filtros solares com o FPS mais alto. Nenhum produto é capaz de bloquear totalmente a ação das radiações ultravioletas sobre a pele.
3) O que significa FPS ou Fator de Proteção Solar?
O FPS de um filtro solar é indicativo apenas do tempo que a pessoa pode permanecer ao sol de modo mais seguro. Por exemplo: se uma pessoa sem proteção fica vermelha após 10 minutos de exposição solar, ao utilizar um FPS 15, poderá permanecer um tempo 15 vezes maior (150 minutos ou 2 horas e meia) até obter o mesmo grau de vermelhidão. Assim, utilizar um produto com FPS 15 não significa que a pessoa pode permanecer ao sol por 15 horas sem intervalo e, sim, que ela deverá usar este produto pelo menos, a cada 2 horas e meia, ou mais sempre que necessário. Além de tudo, o FPS só especifica a proteção contra a radiação ultravioleta
4) Os filtros solares com FPS 15 são suficientes e eficazes em todas as situações?
Não! Este conceito já foi abandonado há muito tempo. Os estudos mais modernos sobre os filtros solares demonstram que quando os utilizamos em camadas finas e médias perdemos entre metade a um terço do FPS impresso no seu rótulo. Em geral, um produto com FPS 60 funciona, com as quantidades habitualmente passadas sobre a pele, como se fosse um com FPS 30 ou no máximo 45. Por isso, procure utilizar sempre filtros solares industrializados, com alto FPS e que também tenha especificação no seu rótulo, quanto à sua proteção contra a radiação UVA.
5) Que tipo de filtro solar devo utilizar?
Existem tantos que podemos nos confundir! Há cremes, géis, loções, sprays, aerossóis e bastões. A escolha depende da área a ser utilizada e do tipo de pele
6) De quanto em quanto tempo é necessário reaplicar os filtros solares quando vou à praia?
Inicialmente é necessário que se aplique o filtro solar sobre a pele seca de
7) Posso usar um filtro solar que comprei no ano passado?
8) Os bebês podem usar filtros solares?
A partir dos seis meses de idade, os filtros solares podem e devem ser usados sem qualquer risco para a saúde das crianças. Os filtros solares infantis são apenas produtos que, em geral, não ardem nos olhos e, por isso, são mais adequados para esta faixa de idade.
9) Além dos filtros solares, é necessário proteger mais a pele contra o sol durante o verão?
Além do uso adequado dos filtros solares, é indispensável o uso de bonés ou chapéus e de óculos de sol. Mais recentemente, as roupas e chapéus com FPS, confeccionados com tecidos tratados com dióxido de titânio, que é uma substância que absorve parte das radiações ultravioletas, conferem uma maior segurança, quando vamos nos expor ao sol.
10) Usar filtros solares causa raquitismo ou osteoporose?
Claro que não! Apenas 10 minutos diários ao sol são suficientes para promover a síntese da vitamina D, tão importante para a prevenção destas doenças. Num país tropical como é o