Óculos pedem olhar retrô

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Olhe para trás. É esse o principal mandamento do segmento óptico no quesito tendência. Os lançamentos do setor chegam inspirados em modelos que marcaram época ou que fizeram história no rosto de personalidades mundiais.

Óculos com referências retrô vão lhe dar a aparência de Jackie O. (Jacqueline Kennedy Onassis, eterna musa no assunto) ou a de um nerd. Não se assuste com essa última. A escolha é totalmente proposital e ganha espaço principalmente para os óculos de receituário. "Hoje existe uma preferência em pegar armações solares e usá-las com lentes de grau", diz o personal glasser (consultor óptico), Sergio Morisson.

Chique ou exótica, a aparência é nostálgica. Mesmo assim, as mudanças são grandes. Materiais cada vez mais leves e modelos anatômicos, que acompanham a curvatura do rosto, tornam os lançamentos supertecnológicos, mesmo quando se trata de uma armação de acetato com desenho tartaruga.

Aliás, as armações tartaruga e em preto continuam sendo coringas. "E a tendência atual aposta nas armarmações grandes", diz Eliane Gonçales, diretora da divisão de luxo da General Optical e esteta óptica. O tartaruga divide espaço com desenhos que lembram animal prints (inspiradas em peles de animais).

Segundo Eliane, armações com banhos dourado e platinum, em tons foscos, continuam em alta também e devem aparecer em muitas novidades nas próximas temporadas.

Estilo dégradé
Armações bicolores com destaque para hastes coloridas, em tons leitosos ou mais fortes, como verde, roxo, terracota, azul, e com trabalhos nas hastes - alguns parecendo jóias, com pedras - são os outros detalhes a ser observados por quem procura óculos mais atuais.

Além das armações, lentes dégradés dominam as novidades. Há até as versões bem clarinhas para usar em ambientes internos. E até as pretas dégradés são mais aceitas do que os modelos em um único tom. "O estilo dégradé tornou-se coringa, pois pode ser usado de dia e também à noite e em qualquer ambiente, além de deixar o rosto da pessoa à mostra", diz Morisson.

O personal glasser sugere ainda esse tipo de lente como opção para quem precisa usar óculos de sol com grau. "Como a parte inferior é mais clara, fica mais fácil realizar as tarefas do dia, sem ter de tirá-los a todo o momento", explica.

Vale também colocar em uso óculos originais, se você tiver acesso ao armário da sua mãe ou avó. Um exemplo que voltou há algumas temporadas são os modelos aviador da Ray-Ban.

Apostando nessa fórmula, nesta temporada, a marca reedita outro modelo de sucesso, o Clubmaster, ícone nos anos 1950. Além das versões preto e tartaruga, os óculos chegam nas opções vermelho, branco, verde, azul, bege e castanho.

No cinema, o modelo ajudou a compor personagens marcantes como os de Matt Damon em O Bom Pastor (2006) e O Talentoso Ripley (1999), Tom Hanks em Prenda-me se for Capaz(2002), Michael Douglas em Um Dia de Fúria (1993), Denzel Washington em Malcolm X (1992), e Kevin Costner em JFK (1991).

Dicas para escolher o modelo certo:
- O formato dos óculos, assim com as roupas, deve estar em harmonia com o tipo de rosto, cor da pele e dos cabelos e até com o corpo da pessoa.

- Mais do que seguir regras, os especialistas recomendam experimentar quantos modelos for preciso até encontrar o ideal.

- "Respeite acima de tudo as suas características pessoais, o seu estilo. Os óculos podem mudar sua fisionomia. Sendo assim uma escolha inadequada pode deixar seu visual comprometido", diz o consultor Francisco Ventura "A escolha dos óculos deve seguir o estilo da pessoa, como a moda. Não acredito em regras rígidas", reforça Eliane Gonçales.

- Para quem tem dúvidas, o melhor a fazer é falar com um profissional que entenda. Agora é cada vez mais comum encontrar um especialista que entendaa sobre estilo nas lojas. Ele combina a técnica e as indicações feitas pelo médico oftalmologista com o design dos modelos e o perfil da pessoa.

- Compre sempre óculos com lentes de qualidade e com proteção contra raios UVA e UVB.

- Procure por modelos que acompanhem o movimento das sobrancelhas.

- O tamanho da ponte (o arco que se apóia no nariz) deve encaixar perfeitamente no nariz.

- Se a pessoa for muito baixa, deve optar por modelos menores e de armação mais leves.

- Pessoas de rostos grandes ou acima do peso devem prestar atenção para que armação não fique muito pequena em relação às têmporas.

- Mulheres que usam franja devem ficar atentas à altura da armação que não pode se sobrepor à dos cabelos.

0 comentários: