Óculos escuros vão além de embelezar o visual

domingo, 25 de janeiro de 2009

Função principal é preservar os olhos dos raios solares

Aqueles óculos de sol superfashion, com uma armação linda e moderna, mas de procedência duvidosa, podem custar caro à saúde. É que os modelos vendidos fora de lojas e óticas especializadas não têm a garantia de proteção contra os raios ultravioleta. A atenção deve ser redobrada com as crianças, mais sensíveis, e que podem usar o acessório sem limite mínimo de idade para se proteger.

– A infância é o momento de desenvolvimento da função visual. Um prejuízo nesta época pode deixar lesões para o resto da vida. Os efeitos da radiação UV são cumulativos. Quanto mais cedo os olhos das crianças forem expostos aos raios UV, maiores serão os riscos com o passar dos anos. É aconselhável o uso de óculos escuros de boa qualidade durante todo o ano – alerta o oftalmologista Alex Camacho.

Os médicos dão o alerta: usar óculos sem proteção pode ser ainda pior do que não usar nada. Com as lentes escuras, a pupila fica mais dilatada e permite maior incidência dos raios nocivos do sol.

– Para oferecer uma proteção adequada, os óculos escuros devem bloquear 99% a 100% das radiações UVA e UVB, não distorcer imagens ou mudar as cores, ter lentes cinzas, verdes ou marrons e filtrar 75% a 90% da luz visível – recomenda o médico Camacho.

Todos estão sujeitos aos danos causados pela radiação solar. O risco aumenta na praia, no mar e nas montanhas, e é ainda maior entre 10h e 14h.

– Não afeta apenas quando a luz incide diretamente nos olhos, mas os raios refletidos também, como da superfície do mar, da areia ou do piso – alerta o também oftalmologista George Alfredo Tronca.

Os óculos escuros devem ter selo de proteção contra raios UV para garantir a proteção e prevenção de danos irreversíveis às estruturas internas dos olhos. Além disso, o oftalmologista Roberto Linhares lembra que o acessório proporciona uma sensação mais agradável quando estamos expostos à claridade.

– Diminui a fotofobia, o lacrimejamento e a ardência, queixas comuns nesta no verão –reforça Linhares

RISCOS

Não proteger os olhos dos raios solares pode provocar:
>> Alterações na retina ou no cristalino
>> Catarata
>> Degeneração precoce da mácula (parte central da retina)
>> Fotoceratite ou ceratite actínica ( irritação ou "queimadura" da córnea, que causa dor, lacrimejamento, fotofobia e sensação de areia nos olhos)
>> Pterígeo (crescimento irregular da pele sobre a córnea)
>> Câncer de pele nas pálpebras
>> Lesões degenerativas na retina
>> Se os óculos forem curvos, podem ocasionar alterações visuais, dor de cabeça e náuseas

PARA OS PEQUENOS

Toda criança deve usar a proteção. No mercado já existem armações para bebês, com lentes inquebráveis e hastes de silicone. Se não encontrar esses modelos, ou se os bebês não aceitarem os óculos, os oftalmologistas recomendam o uso de bonés ou chapéus de abas largas, o que já ajuda bastante. O oftalmologista George Alfredo Tronca avisa que, se tiver dúvidas quanto à proteção dos óculos, leve o acessório a uma ótica para ser medido por um espectrômetro. O aparelho vai indicar se a lente bloqueia ou não os raios ultravioleta.

0 comentários: