Óculos de sol com proteção UV

domingo, 25 de janeiro de 2009

Selo de garantia contra os raios ultravioleta é obrigatório nos acessórios.

Não é modismo, muito menos superproteção. Toda criança deve, sim, portar óculos de sol com selo de proteção UVA e UVB quando estiver em lugares de grande exposição solar, seja na praia, na piscina ou durante a prática de atividades ao ar livre. Tais cuidados são essenciais, pois os efeitos são cumulativos e comprometerão fatalmente a saúde ocular na fase adulta, afirma David Lucena, presidente da Sociedade de Oftalmologia do Ceará.

O importante é ficar atento a alguns sinais, que de tão freqüentes podem passar desapercebidos da maioria dos adultos. É o caso, por exemplo, da fotofobia, quando a criança tem dificuldade de abrir os olhinhos na presença da luz solar, ou, ainda, irritação (com vermelhidão nos olhos), causada pela ação do vento formado por micropartículas aquecidas do sol.

Mas a proteção deve abranger o organismo dos pequenos como um todo, ressalta o pediatra Ricardo Othon Sidou, professor do Curso de Medicina da Universidade de Fortaleza (Unifor). A pele menos espessa e a menor quantidade de melanina (pigmento que protege a pele dos raios UV) tornam a criança mais susceptível a uma série de lesões: queimaduras, desidratação, fotoalergia e o agravamento de quadros dermatológicos.

0 comentários: