Lentes ganham destaque em cirurgia de catarata

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

A catarata pode ser definida como uma perda de transparência pelo cristalino que afeta a acuidade visual - assim como também considera a Organização Mundial da Saúde. É o que afirma o especialista Rodrigo Resende Sabino, de Uberaba. O médico explica que a catarata senil, na qual as alterações decorrem da idade, acomete principalmente indivíduos acima de 50 anos, causando uma baixa acuidade visual progressiva. "É a principal causa de deficiência visual e cegueira no mundo", acrescenta.
Dentre os diversos fatores que estão associados à doença, estão: miopia, exposição ao sol, tabagismo, etilismo, desnutrição, diabetes e uso de corticóides.
Quando associada ao envelhecimento, Rodrigo Resende afirma que, a catarata pode decorrer de defeitos na formação do cristalino, passando a classificação de congênita, presente desde o nascimento ou primeiro dia de vida.
Alguns estudos concluem que, ainda não foi encontrado um método de prevenção específico, mas a proteção contra raios UV, óculos de sol e uma dieta balanceada, com elementos anti-oxidantes, vitaminas C e E, possam ser úteis para evitar ou poupar o surgimento.
Para os casos em que a doença já se instalou, existem os tratamentos mais indicados como o cirúrgico, sendo a técnica de escolha a facoemulsificação com implante de lente intraocular. "É uma técnica que consiste em um tempo de recuperação menor, uma vez que a incisão é menor, e em alguns casos, não há necessidade de sutura ou tampão, facilitando o uso precoce dos colírios".

Avanços
Dentre as evoluções no sentido da visão, e os avanços da cirurgia de catarata, se destacam as lentes de contato intraoculares implantadas durante a operação.
"Até pouco tempo as lentes corrigiam apenas a miopia e a hipermetropia. Hoje, temos lentes que além de corrigir a miopia e a hipermetropia, corrigem o astigmatismo, através das lentes tóricas. Assim como as lentes que melhoram a visão para longe, corrigem a visão para leitura, diminuindo a dependência dos óculos no dia-a-dia, as multifocais e acomodativas", enfatiza o oftalmologista Rodrigo Resende.
O especialista ainda esclarece que esses procedimentos médicos permitem ao paciente, uma visão comparável a que ele tinha na mocidade.
"As lentes são feitas de acrílico, silicone ou hidrogel, e possuem graduações para que o foco da imagem aconteça na retina e corrija, o mais próximo do normal, a miopia, hipermetropia, astigmatismo e a famosa vista cansada - presbiopia", finaliza.

0 comentários: