Médicos alertam sobre cuidados na hora de comprar óculos escuros para as crianças

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Todo mundo já conhece o manual básico de sobrevivência no verão: usar protetor solar, procurar a sombrinha de um guarda-sol e evitar os horários de pico solar. Mas geralmente fica de fora dessa listinha de cuidados o uso dos óculos de sol.

Sim, criança também tem que usar óculos escuros - principalmente no verão. Com a maior incidência de raios solares no hemisfério Sul durante o verão, o Sol pode causar também estragos aos olhos. Por isso os oftalmologistas recomendam o uso de óculos escuros com bloqueio de ao menos 90% dos raios ultravioleta (UV).

Beatriz Reis Antão, 8, já segue essas recomendações. Ela escolheu pessoalmente o seu par de óculos e garante que ele tem proteção. "A moça que vendeu falou que tinha." Para ela, o mais importante é a proteção para os olhos. "Só não uso na escola porque a minha mãe não deixa levar."

Mas nem todo mundo toma cuidado. Giovanna Farias, 7, ganhou no aniversário um par de óculos, que usa sempre que sai ao sol. "Sem eles, preciso olhar para o chão." Ela conta que gosta de usar os óculos porque "fica bonita", mas não sabe se têm proteção UV.

O garoto Luiz Guilherme Ricioli, 4, não vai nem para a escola sem o seu par. "Se ele esquece os óculos, temos de voltar para buscar", conta sua mãe, Claudia Ricioli. Comprados numa loja de roupas, os óculos são uma incógnita quanto à proteção. "Marquei uma consulta no oftalmologista e vou levar os óculos para saber se estão prejudicando os olhos", diz a mãe.

Óculos não são brinquedos
Os oftalmologistas (médicos que cuidam dos olhos) dão um aviso importante: na hora de comprar os óculos de sol, economizar não é bom negócio. "Os óculos vendidos em camelô não contêm proteção", diz Marcelo Luís Occhiutto, oftalmologista e cirurgião do Hospital Santa Catarina.

"A proteção encarece as lentes, que não poderiam ser vendidas pelos preços dos ambulantes", afirma. É mais perigoso usar óculos escuros sem proteção do que ficar sem óculos nenhum. "Com a escuridão dos óculos, as pupilas se dilatam. Sem a devida proteção, os raios UV vão incidir na retina dos olhos. "Isso pode gerar problemas nos olhos".

0 comentários: