Cuidados com a proteção dos olhos deve durar o ano todo

quarta-feira, 26 de março de 2008

A preocupação com a incidência dos raios solares deve ser constante durante o ano todo. É um erro acreditar que os problemas causados pelo sol aparecem apenas nos meses mais quentes. A precaução não deve se limitar apenas em proteger a pele é necessário proteger os olhos que também sofrem com a incidência dos raios solares. Muita gente acaba comprando óculos de sol de "procedência duvidosa" o que acaba prejudicando a saúde ocular.

Nos dias atuais a facilidade de encontrar óculos que não atendam as exigências de segurança é muito grande. Nos centros comerciais de qualquer cidade é possível comprar modelos com preços atrativos, mas com a qualidade que deixa a desejar. "Nem sempre o selo estampado sobre as lentes garantem a proteção adequada à radiação solar. Por isso recomendo adquirir os óculos em lojas especializadas que garantam a procedência e a qualidade dos óculos" afirma Daniel Brull, sócio-proprietário da Fotoptica do Shopping Iguatemi.

A função dos óculos escuros, além de estética, é a de proteger dos raios UVA e UVB. "A proteção UV é responsável pelo bloqueio de 99% dos raios ultravioleta" explica Brull. A exposição prolongada aos raios solares pode resultar, a longo prazo, em várias doenças, como catarata e degeneração da retina (diminuição da visão). "Por serem escuras geralmente pintadas e sem filtro solar, as lentes dos óculos falsificados fazem com que as pupilas se abram por causa da sensação de pouca luz, recebendo diretamente os raios ultravioletas, ao contrário dos óculos com filtros UVA e UVB legítimos, que filtram os raios nocivos" ressalta Daniel. "Usar um par de óculos escuros com qualidade é tão importante quanto usar um filtro solar" conclui Brull.

Dicas para conservar os óculos: - Ao colocar ou tirar seus óculos faça sempre segurando pelas duas hastes para evitar que a armação não fique desalinhada | - As lentes devem ser lavadas com água e sabão, esfregando-as apenas com as pontas dos dedos (nunca use pano ou esponja) | - Guardar sempre no estojo | - Levar sempre na óptica para ajustes (a cada 3 meses) esse serviço de manutenção é gratuito e permanente. |

0 comentários: