Elas vêem a moda eles a técnica

quinta-feira, 6 de março de 2008

Cor. É a nova tendência para os óculos de sol e também de vista. Aros em massa grandes, alguns com cristais incrustrados, com lentes coloridas e “degradé” são o “must” deste ano para as mulheres protegerem os seus olhos do sol. Nem todas as colecções adoptam esta nova tendência, mas pelo menos terminou a “dinastia” Armani que na década de 90 colocou homens e mulheres a usarem apenas óculos pretos.


Também a começar a perder terreno estão as estruturas com curvatura e demasiado grandes, as chamadas máscaras que até agora têm completado o “look” de quem gosta de seguir as novidades da moda. Os óculos planos e mais arredondados começam agora a surgir nas lojas e também na cara dos mais “fashion”.Quanto aos óculos de sol para homens, estes não variam muito entre as colecções e continuam a ser discretos, bem ao estilo da Hugo Boss, Porsche Design e Philippe Starck, marcas que cativam mais os homens. Mesmo assim, não podemos esquecer os fiéis seguidores da marca Ray Ban, que não gostam de grandes inovações e muitas mudanças de estilo.


Elas compram a marca eles procuram óculos mais técnicos
Nesta questão de óculos, quisemos saber quem gasta mais e quem mais segue as novidades do mundo da óptica. Resposta pronta: as mulheres. São elas que gastam mais dinheiro em óculos de sol, mas também a faixa etária juvenil.«As mulheres procuram nomes de moda como a Channel, Gucci, Dior, Versace ou Bulgari».

Já os homens, também gastam algum dinheiro nas lojas de óptica, «mas têm um conceito de óculo diferente», referiu Danilo Melim, sócio-gerente da JC Melim - Óptica Insular, Lda. que tem várias lojas de óptica pelo Funchal.Eles procuram óculos bem construídos, mais técnicos e sempre modelos sóbrios. Isto acontece também nos modelos de óculos de vista em que eles preferem as melhores técnicas de montagem, como acontece com as marcas Tag Heuer, Porsche Design e ainda com a Lindberg.


«Eles procuram os óculos feitos com os materiais nobres, como o titânio ou o lantânio e até os aços laminados». Já as senhoras, compram o que está na moda. «As mulheres não ligam a nada disso e não vale a pena explicarmos. Elas vêm fixas numa coisa e não mudam». Apesar de algumas dizerem logo que entram na loja “quero uns óculos de sol, mas tenho uma cara diferente e a mim nada me fica bem”, «elas dizem muito isto», referiu Danilo Melim, que mostra também a insegurança das mulheres no acto da compra.


Óculo passou a ser acessório de moda
Já são muitos os homens que procuram complementar o seu “look” com uns óculos de sol adequados ao seu estilo, desde os mais desportivos, passando pelo executivo ou pelo mais extravagante.

«Os homens começam a procurar mais os acessórios e os óculos, que as marcas da moda têm, estão incluídos nisso», explicou Danilo Melim. As marcas de alta costura, actualmente, estão a apostar nos acessórios e vão lançando produtos para abranger vários tipos de clientela, desde a bijuteria a óculos de sol e até mesmo de vista, que complementa ainda mais o visual de qualquer homem ou mulher, seja executivo ou não.E a verdade é que muitas pessoas já não passam sem os seus óculos de sol, por uma questão de saúde, mas também pelo estilo que dá. Outras há que afirmam a sua extravagância através de uns óculos de vista bem radicais.


Portugueses apostam em lentes de qualidade
A marca é determinante na escolha de um óculo de sol. Agora quando se fala de óculos de vista, o mesmo não acontece. Procuram moda, mas não com marca. E nesta gama há muita variedade, desde a mais discreta, passando pela mais extravagante com muita cor e muitas aplicações.


O preto e o branco têm uma presença marcante, assim como os vários tons de roxo, laranja e vermelho, e ainda outras cores vibrantes. Há colecções de óculos, cujas hastes são verdadeiras obras de arte, muitas até com cristais Swarovski. Outras possibilitam adequar a cor das hastes com o vestuário, já que são amovíveis.Em relação às lentes, os portugueses são dos povos europeus que melhor qualidade procuram na lente.


No caso das lentes progressivas, em Portugal vende-se a gama média-alta e no caso da Espanha ou Inglaterra vende-se em maior número as lentes de gama baixa, apesar do poder de compra ser superior ao nosso. «Daquilo que se faz no mundo inteiro, nós consuminos as boas lentes». E nós, portugueses, será que vemos melhor?


Óculos em ouro. Estar a seguir a tendência da moda ao nível da óptica não é para todos, mas sempre aparecem os mais extravagantes. Uma das lojas da cadeia JC Melim - Óptica Insular já vendeu dois óculos de sol... em ouro. Os seus valores variam entre os 1.500 e os 2.000 euros e foram adquiridos por dois senhores. Só comprova que os homens, apesar de não ligarem à moda, são muito mais requintados. Há um outro para ser vendido, mas para senhora.


“Look” retro. Já estamos no terceiro milénio, mas a moda insiste em resgatar valores e estilos que fizeram sucesso no passado. As referências à moda das décadas de 60, 70 e 80 saíram do baú para invadir os óculos de sol e as armações para a vista.


Arte nas hastes. Houve um tempo em que as hastes serviam apenas para sustentar os óculos no rosto. Atualmente, elas são o que mais diferencia os designers, que usam e abusam da criatividade para tornar armações e solares verdadeiras obras de arte.


Lentes de cosmética. Se há quem goste de exibir uns óculos muito modernos, há quem faça de tudo para não usá-los. E são muitos os que não gostam de usar óculos. A opção para ver melhor é logo as lentes de contacto. As descartáveis diárias estão em ascensão no mercado mundial, por ser mais prático e higiénico.


No entanto, há outras que são muito vendidas, como é o caso das lentes cosméticas, ou seja, que mudam a cor dos olhos. As preferenciais são as verdes e azuis, mas há quem compre também em castanho avelã, que torna os olhos castanhos ainda mais claros. Por isso, há que desconfiar de muitos olhos bonitos que se vê por aí, tanto em mulheres como em homens.

0 comentários: