Óculos de sol de camelô ameaça os olhos

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Com o sol em alta, especialistas dão dicas de como se prevenir das falsificações
Com o sol da primavera brilhando cada dia mais forte e a proximidade da chegada do verão, os óculos de sol costumam sair da bolsa e ganhar as ruas.

A equipe médica de oftalmologia do IMO, Instituto de Moléstias Oculares, em São Paulo, alerta para um problema grave: a má qualidade dos óculos de camelô. As lentes desses modelos geralmente não oferecem proteção adequada.

“A decisão de compra dos óculos de sol deve levar em consideração o nível de proteção contra a radiação ultravioleta (UVA e UVB) que as lentes oferecem”, enfatiza a oftalmologista Sandra Alice Falvo, que integra o corpo clínico do IMO.

Esta informação, segundo a médica, deve estar disponível, no momento da compra, seja no adesivo fixado aos óculos ou em livretos contendo informações técnicas sobre o produto. “O comprador deve exigir este conteúdo”, aconselha.

Também deve ser observada, no momento da compra, a adaptação dos óculos ao rosto. “Deve ser dada preferência às lentes que envolvam bem os olhos, ou que impeçam a penetração de luz por meio das aberturas existentes entre os óculos e o rosto”, recomenda a oftalmologista.

A cor das lentes também está relacionada à redução de problemas como enxaquecas, dores de cabeça e fotofobia. “Cores que provoquem pouca distorção da visão e das cores do ambiente, como é o caso de verde, cinza e marrom, são as melhores indicações”, diz Sandra.

0 comentários: