Visão com maior qualidade e saudável

domingo, 5 de outubro de 2008

Nova lente para óculos é capaz de bloquear o ofuscamento nos olhos causado por luzes intensas e reflexos

A beleza física e a saúde do corpo já se tornaram uma preocupação constante, porém muitas pessoas se esquecem que não só a pele, o cabelo e o corpo precisam de cuidados. Os olhos, que muitas vezes são colocados em segundo plano, também necessitam de atenção especial para a prevenção de doenças graves. Pensando nisso, a multinacional francesa Essilor está lançando no Brasil uma nova lente, chamada Essilor Polarizada, que possui um filtro especial, permitindo separar a luz útil da luz prejudicial à visão, chamados de raios horizontais e conhecido popularmente como os reflexos.

De acordo com o oftalmologista e consultor do Instituto Varilux da Visão, dr. Marcus Sáfady, não são só os raios UV prejudicam a saúde ocular. Outro vilão dos olhos que causa considerável desconforto visual e dificuldade ao enxergar é o ofuscamento causado pela luz intensa do sol, dos faróis etc. Segundo o médico, o ofuscamento é resultado de uma luz branca e intensa, que quando refletida em uma superfície horizontal, como por exemplo, caput de carro, água, estrada etc, causa incômodo à visão e altera os detalhes, as cores e os formatos dos objetos ao redor. "Em dias de muito calor e ensolarados, 95% dos raios Ultra violeta (UV), por exemplo, passam pela córnea, agredindo a retina e o cristalino. Outro ponto é o desconforto causado pela intensidade da luz, seja ela a solar, dos faróis do carro e qualquer tipo de reflexo muito forte”, afirma Sáfady, acrescentando que uma lente que elimine esses efeitos é ideal para ajudar na precenção de algum problema.

Segundo o presidente da Essilor no Brasil, Laurent Schmitt, atualmente, há no mercado lentes para óculos de sol padrão que atenuam o ofuscamento, mas não são capazes de bloqueá-lo. “Baseado em muitos estudos do nosso departamento de pesquisa, conseguimos desenvolver uma lente que, efetivamente, elimina totalmente o ofuscamento. A intensa luz do dia não pode ser absorvida por lentes solares clássicas, já com o filtro desenvolvido pelos nossos técnicos, isso é, comprovadamente, possível,” explica.

Laurent acrescenta que as novas lentes podem ser usadas por pessoas com características distintas, desde as que gostam de praticar esportes ao ar livre, as que possuem fotossensiblidade, ou seja, possuem hipersensibilidade à luz. “As que possuem algum tipo de problema de visão, como hipermetropia, miopia e astigmatismo também serão beneficiadas”, afirma, lembrando que para quem dirige a lente oferece segurança reforçada, pois elimina o ofuscamento produzido pela luz refletida durante o dia e faz com que se tenha uma visão mais nítida, como por exemplo, sobre uma estrada molhada, sobre o pára-brisa e sobre os outros veículos. “Enfim, com a nova lente o usuário conseguirá ver cores mais vivas e com maior contraste, detalhes mais definidos, além da proteção contra os raios ultravioletas”, concluí.

Óculos escuros e polarizados

Hoje há no mercado uma diversidade de óculos escuros e lentes polarizadas, contudo o dr. Sáfady alerta para três conceitos importantes na hora da compra: óculos escuros comuns e óculos escuros e polarizados com proteção UV. No primeiro, as lentes escurecidas filtram uma parte da luz ambiente, diminuindo os sintomas de fotofobia quando eles existem. Mas ele lembra que uma lente escurecida não vai necessariamente filtrar os raios UV e diminuir o ofuscamento ocasionado pelo excesso de luz. “Depende do material com que a lente é feita”, afirma. Segundo ele, o mercado já oferece lentes oftálmicas que protegem o olho dos raios solares, pois estudos indicam que em países com maior incidência solar e, consequentemente mais UV, como os países localizados acima dos trópicos, a vista cansada pode aparecer após os 46-47 anos de idade. No Brasil, a presbiopia (vista cansada) tende a ocorrer mais precocemente, por volta dos 40 anos. “Os óculos para proporcionar proteção contra os raios UV precisam ter lentes fabricadas em material que filtre totalmente os raios UV, como por exemplo, as lentes em policarbonato e polarizada que filtram 100% deles”, afirma Sáfady.

0 comentários: