CE alerta para nova rotulagem dos protectores solares

terça-feira, 15 de julho de 2008

A Comissão Europeia (CE) alertou, esta segunda-feira, para uma especial atenção à nova rotulagem obrigatória nos protectores solares e medidas de protecção contra o cancro da pele.

A nova rotulagem das embalagens dos protectores dá informação precisa sobre a protecção contra a radiação ultravioleta, assim, os consumidores terão de escolher os produtos com protecção contra os dois tipos de radiação, UVA e UVB.

As radiações ultravioletas UVB são responsáveis pelas queimaduras solares, um problema que agrava o risco de cancro de pele. Por seu lado, as radiações UVA provocam o envelhecimento da pele, afectam o sistema imunitário e contribuem igualmente para o aumento do cancro de pele.

A União Europeia determina que as embalagens dos protectores incluam um logótipo único para todos os que indicam protecção anti-UVA e não apenas para o factor anti-UVB.

A Comissão de Bruxelas alertou ainda que o factor 50 ou mais não aumenta a protecção das queimaduras solares nem radiação UVB, referindo que não há nenhum produto que bloqueie a acção do sol ou que dê uma protecção total, refere a agência Lusa.

Para além de todos estes conselhos, há que evitar a exposição solar entre as 11h00 e as 15h00, usar um chapéu, óculos de sol e ter em atenção as crianças e bebés.

0 comentários: