Óculos - não é só uma questão de moda

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Quanto mais jovem você é, maior é o dano que o sol pode causar aos seus olhos e à sua pele. Até aos 12 anos, as defesas naturais do nosso organismo ainda não estão completamente formadas, o que torna os óculos de sol ainda mais recomendados para crianças. Por isso, é particularmente importante proteger os olhos dos pequenos, que são mais sensíveis e permeáveis à luz.

Ficar muitas horas em exposição ao sol sem a proteção adequada pode aumentar as chances da criança desenvolver alguma doença ocular. A maioria dos pais ainda não tem o hábito de proteger os olhos de suas crianças durante passeios em parques, praias e clubes. Passar filtro solar já é um hábito bastante difundido, mas tão importante quanto proteger a pele é estender esse cuidado aos olhos.

A grande exposição aos raios solares poderá causar catarata ou outra doença degenerativa da visão, além de queimaduras de retina e córnea. Modelos infantis de óculos de sol estão cada vez acessíveis. Não é uma questão só de moda.Os óculos de sol não são um acessório, são imprescindíveis para evitar os efeitos nocivos da luz solar. Mas, cuidado! Não caia em tentação, não compre óculos de sol de vendedores ambulantes. Aparentemente iguais aos modelos originais, geralmente são bem mais baratos, mas escondem o grande mal que podem causar.

Se esses óculos oferecerem 100% de proteção contra os raios ultravioleta (UV), a saúde dos olhos estará garantida, qualquer nível de proteção abaixo disso, de nada vai adiantar. Por isso, recomenda-se adquirir os óculos em lojas especializadas, que garantem a procedência e a qualidade das lentes. No Brasil, existem marcas de óculos de sol que trabalham com lentes

0 comentários: